A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

domingo, 9 de dezembro de 2007

FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Hoje dia 8 de Dezembro de 2007, como é habitual em cada ano, por ser a Padroeira do Convento, a fraternidade da Luz, celebrou com solenidade este dia , para nós muito especial, consagrado à Imaculada Conceição da Virgem Maria. A esta festa associamos os nossos benfeitores amigos, que ao longo do ano nos prestam serviços gratuitos no campo da saúde e outros.
Também desde há três anos vêm sendo convidados os elementos do Grupo Coral e acolitos que animam a liturgia nas celebrações da Igreja no Seminário, Grupo que é dirigido, com muita competência pelo nosso confrade, Fr. Albertino. A celebração da Eucaristia começou pelas 11 horas, com a presença de muitos fiéis. Presidiu à Eucaristia o Guardiãodo Convento, P. Domingos do Casal Martin. A dirigir o coro, esteve o Fr. Albertino e ao orgão o nosso ex-aluno Francisco de Assis Cunha , executando com perfeição as melodias dedicadas ao dia festivo. Foi uma Eucaristia muito participada e vivida pela assembleia. A homilia, feita pelo presidente, foi toda ela dirigida à Imaculada no pequeno historial desde o nascimento de Cristo até aos nossos dias, e ao Dogma da Imaculada Conceição proclamado pelo, Papa Pio IX.
Maria é o prelúdio do Natal de Jesus porque, com a sua aparição no mundo, começa a concretizar-se o projecto de Deus para a Encarnação do Seu filho divino. Na Virgem de Nazaré o Altissimo prepara aquela que será Sua Mãe. A grandeza de Maria reside toda nesta verdade: é a criatura escolhida por Deus para Mãe de Jesus Cristo.
Terminada a Eucaristia , os nossos convidados dirigiram-se para o refeitório, onde se seguiram cumprimentos de boas-vindas e se deu inicio à refeição. Pelas 15 horas os convidados começaram a despedir-se e regressaram a casa contentes por mais uma festa em honra da Virgem Maria.
Temos a certeza que depois do nascimento de Jesus, nenhum outro nascimento foi tão importante aos olhos de Deus e tão precioso para o bem da humanidade como o de Maria.

Frei José Jesus Cardoso, OFM.

1 comentários:

Anónimo disse...

Cardoso meu Irmão...

Antes de dormir venho sempre pelo meu blog. Vejo quem passou e, tal como agora, visito outros espaços que levam à paz que só ELE pode dar. E eis-me aqui, pela noite da Imaculada, a visitar o seu blog.
Deixo uma palavra de GRATIDÃO por tudo o que escreve acerca da nossa Festa, da nossa Celebração, do nosso trabalho.
A quem futuramente aqui entrar quero deixar o testemunho de que, se foi possível pelo esforço de muitos uma Celebração condigna, a si devemos o cuidado do acolhimento, do requinte da mesa da Fraternidade onde acolhemos os nossos amigos e benfeitores. A si devemos tanto tempo de dedicação mesmo quando o cansaço bate à porta. Este Natal tem um outro sabor para todos nós graças à sua sensibilidade e cuidado em ornamentar tantos espaços da Fraternidade.
Creia-me muito grato em nome co Coro, dos acólitos e em meu nome pessoal por tanta dedicação e pelas palavras amigas aqui deixadas.

Que a Mãe o continue a fortalecer... Conte connosco... conte comigo.

Albertino.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você