A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Festa de Nossa Senhora Das Candeias

Hoje, se fosse viva a minha Mãezinha faria 90 anos a ela e para ela, junto da Mãe do Céu, vai a minha oração e homenagem de gratidão pela boa Mãe que o Senhor me deu.
A invocação de Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Purificação remonta aos primórdios do cristianismo. Segundo o preceito da lei Judaica, todo filho varão deveria ser apresentado no Templo quarenta dias após seu nascimento. A mãe, considerada impura após o parto, deveria ser purificada em uma cerimónia especial. Nossa Senhora, submetendo-se a esta determinação, apresentou-se com o Menino Jesus no recinto sagrado dos judeus
Esta festividade dos luzeiros foi denominada "das candeias", por se comemorar o trajecto de Maria ao templo, com uma procissão, na qual os acompanhantes levavam nas mãos uma vela acesa. Em Portugal, a devoção à Virgem das Candeias ou da Purificação já existe desde o século XIII, quando uma imagem era venerada em Lisboa, na paróquia de São Julião.
Fr.Cardoso,ofm.

2 comentários:

Albertino disse...

o "Retalhos": http://betus-pax.blogspot.com acaba de premiar o "PENSAMENTOS" pela simplicidade deste blog e pelo testemunho de vida e doação do seu autor aos irmãos mais debilitados na sua expressão física e humana. Debilidade que se torna riqueza quando se pode partilhar, na simplicidade, pensamentos do interior da alma e alma franciscana.

Visite o RETALHOS para ver como marcar aqui o seu prémio.
A.R.

Anónimo disse...

Parabéns! Gostei muito desta página, retribuo os votos, um 2009 com MUITA PAZ!!! E BENÇÃOS DIVINA!!! Eu estava justamente procurando o significado da palavra Candeia,Grata!

 
© 2007 Template feito por Templates para Você