A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

sexta-feira, 2 de maio de 2008

FRANCISCO DE ASSIS HOMEM DAS CHAGAS

FRANCISCO DE ASSIS HOMEM DAS CHAGAS
As chagas de São Francisco de Assis fazem-nos reflectir na grande experiência de vida austera que o santo viveu. Homem que soube por no seu coração o sofrimento de Jesus Cristo. Quanto significou para S. Francisco o caminho do Senhor até ao Calvário? Hoje parece que o vemos como uma figura acabada, sem repararmos na caminhada que ele fez para chegar à “configuração” com Cristo. O que Francisco fez no Monte Alverne foi o fruto de uma vida contínua em procura do caminho de Cristo. Foi uma caminhada sem tréguas dando tudo com vontade, inteligência e amor à cruz de Cristo.
As chagas de S. Francisco, significam que Deus é o supremo bem da sua vida. Deus encontra em S. Francisco o lugar certo e o homem disponível para a Sua presença e para o transmitir a seus frades.
As chagas de S. Francisco são o sinal de que Deus é dono da sua vida e plena realização da sua salvação. Foi nesta descoberta a razão do seu caminho pelos mais pobres, nos quais via Cristo nos seus irmãos e em tudo que o Senhor pôs no seu caminho.
Homem livre na construção da fraternidade de Irmãos, porque suporta, ama e abraça o negativo que está em si e nos outros. Seguir Jesus Cristo, implica morrer um pouco em cada dia. “Quem quiser ser meu discípulo, tome a sua cruz em cada dia e siga-me” (Lc.9,23). Não vivemos no mundo que queremos, mas naquele que encontramos,e Francisco encontrou o seu mundo. Não fazemos o que desejamos, mas o que é possível. Somos chamados com alegria mesmo naquilo que nos é menos agradável, vencendo assim tudo o que é negativo. Todo o franciscano tem de ser capaz de assumir a sua cruz.
As chagas de S. Francisco, desafiam-nos na nossa resposta no compromisso com o Senhor. Ninguém se pode ver neutro mediante todos os dons que cada um recebe de Deus.
Sejamos todos como Francisco de Assis, “ Senhor, fazei que eu procure mais, consolar do que ser consolado. Compreender que ser compreendido. Amar que ser amado…”

Fr. José de Jesus Cardoso, OFM.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você