A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

S. Francisco e o Natal

Em Dezembro do ano de 1223, S. Francisco dramatizou o primeiro presépio do nascimento de Jesus Cristo, quando se encontrava no monte Greccio perto de Rieti, para dar alegria desta festividade às gentes de Greccio e arredores para estes poderem viver as mesmas alegrias de uma noite tão santa. A Frei João, que o acompanhava neste intuito, Francisco pediu que convidasse todos os habitantes das povoações vizinhas para virem a Greccio e trazendo uma tocha ou candeia acesa. Ficaram muito surpresos e subiram lentamente pelo vale para verem a linda surpresa que Francisco lhes guardava à entrada de uma gruta cavada na rocha. Aqui, Frei João, colocou uma manjedoura e, ao seu lado, um homem e uma mulher contemplavam um berço onde se encontrava um rolo de panos, simbolizando o Menino Jesus.
Alguns homens vestidos de pastores ao lado de um boi e uma burra eram também presença simbolizando a noite de Belém onde nasceu Jesus. Comentava aquela gente, maravilhada com tal alegria, que nunca havia visto coisa tão deslumbrante para celebrar a noite santa.
Francisco tinha conseguido o seu propósito de representar o nascimento de Jesus ao vivo, como aconteceu em Belém onde Jesus nasceu num estábulo ao calor do irmão burro e do boi.
Agora cantemos e louvemos o Senhor, por nos ter dado o seu Filho naquele primeiro natal, porque só depois do Senhor ter nascido, nós podemos ter acesso à salvação prometida desde sempre.
Foi com a devida licença do Papa que Francisco celebrou esta festa de Natal, numa gruta, mandando celebrar Missa com grande solenidade, luz e música.
Esta piedosa prática divulgou-se rápidamente pelo mundo cristão.Neste Natal aproveito para pedir ao Deus Menino, a bênção e a paz para todos vós

1 comentários:

maresia disse...

Parabéns Frei Cardoso!
Também aqui chegou o Natal. Que lindo está "Pensamentos".
Ainda bem que colocou aqui a origem do nosso querido Presépio. Temos que doar à geração de hoje estas vivências pois correm o perigo de ficarem no esquecimento e serem ultrapassadas por um espírito consumista que tudo tenta absorver.
Que a Luz trazida pelo MENINO JESUS ilumine os nossos dias mais sombrios.
Um Santo Natal.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você