A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CONVERSÃO DE FRANCISCO DE ASSIS

Um dos momentos mais profundos, no processo de conversão de Francisco foi, sem dúvida, o encontro com o leproso. O seu primeiro impacto, com uma pessoa totalmente desprezada na sociedade do seu tempo, por ser leproso, foi de imediata repulsa, impacto este que, depressa mudou como uma realidade vivida com dureza e amor ao próximo. Um encontro que mudou para sempre a sua maneira de ver o outro. Quem foi este leproso? Nós não sabemos e nunca vamos saber. O que sabemos é que antes Francisco sentia uma repugnância profunda pelos leprosos, depois, a repulsa tornou-se em doçura de alma e de corpo, como ele mesmo nos diz no seu Testamento. Totalmente envolvido com a mudança interior, veio o Mistério Redentor que o fere com o seu Amor Eterno, submetendo-o a uma prova maior, antes vivida de maneira natural, agora no rosto desfigurado de um leproso a prova da sua mudança; antes vivida no pecado, agora no amor divino, encontra a imagem do Cristo pregado na cruz que o deteve e o impeliu na direcção do leproso, e este o conduz novamente à essência de sua vida.

O amor é a única força, a única realidade que une aquilo que está separado, no seu caso, o Verdadeiro Amor que dá coragem de dar sentido novo às leis e as normas humanas. O Amor que dá a coragem de morrer para o outro viver. A partir daí, Francisco, torna agradáveis todas as coisas que antes lhe pareciam amargas e amargas aquelas que lhe pareciam doces.
Para Francisco este encontro selava a sua última fronteira. Não tinha mais dúvida de que Deus o tinha colocado no caminho certo. O irmão leproso não lhe era mais obstáculo para viver a sua felicidade. Estava completamente livre para amor Deus e seus irmãos, sem medos, nem preconceitos, sem se preocupar no que os outros iriam pensar ou falar, isso não importava. O mais importante era estar com o irmão desprezado, o problemático, aquele com quem ninguém quer falar ou conviver. Agora a sua companhia tornava-se-lhe agradável e completava a sua alegria interior.
É certo que o desejo mais profundo do ser humano é amar e ser amado. A busca deste desejo está na sede de amar sempre, mas só o amor verdadeiro torna a pessoa feliz. Por outras palavras, quando estamos verdadeiramente amadurecidos interiormente, deixamo-nos abrir à Vontade de Deus. Vale a pena lembrar que, “amar nos torna livres” e livres podemos amar sempre. Na verdade foi isso o que aconteceu com Francisco. Antes de se encontrar com o leproso percorreu este caminho, superando-se a si mesmo, aproximou-se e beijou-o. A partir de então com a força de Deus ficou cada vez mais humilde e venceu todos os obstáculos.
Como referi acima, nós nunca saberemos quem foi o leproso que se encontrou com Francisco. O beijo do leproso é o beijo da paz, da união, da caridade e da esperança.

Fr.José Jesus Cardoso, OFM.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você