A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

segunda-feira, 31 de março de 2008

CLARA DE ASSIS



SANTA CLARA DE ASSIS 800 ANOS DEPOIS
Entre as pessoas que escutaram e se deixaram apaixonar pela vida de Fran­cisco de Assis está Santa Clara, cujo 8.º Centenário de nascimento estamos a comemorar.
Clara de Assis era uma jovem de 18 anos, filha de pais ricos, bela e formosa. I A sua riqueza e os seus haveres não enchiam, contudo, a sua alma e, ao jeito de Francisco de Assis, Clara, identificar-se com Cristo: pobre e a viver uma vida segundo o Evangelho.
Clara nasceu nos finais do séc. XII, em 1193. Sua mãe, mulher de profunda religiosidade, deu-lhe esmerada edu­cação cristã e a ela se atribui o nome dado à filha, Clara.
Esta, ainda jovem, desafia as forças do coração e descobre a sua vocação: aconselho de Francisco, inicia os seus primeiros passos de irmã dos pobres, num convento de Monjas Beneditinas, mas não professa a sua regra; não é discípula de S. Bento, é discípula de Francisco e seguidora de Cristo em estilo novo, em mulher nova, tal como a fez Francisco. Ela não quer ser «monja», é irmã, porque Francisco também não quis ser monge nem clérigo, quis ser irmão, força determinante da sua vocação e fraternidade.
Clara de Assis, com Francisco, funda (a segunda Ordem Franciscana, a Ordem das senhoras pobres, as CLARISSAS.
Santa Clara e S. Francisco represen­tam para nós uma lição permanente de «mulheres de oração» e de «homem de ( paz» ao serviço da pacificação universal, na justiça e na caridade.
Clara é, ainda hoje, um desafio aos Meios de Comunicação Social, especialmente à Televisão, de que foi proclamada Padroeira. Ela convida todos os agentes das TVs, proprietários, realizadores, operadores e jornalistas a serem honestos, verdadeiros, respeita­dores
I

da dignidade humana e dos princípios éticos da sua profissão.
Com Clara e Francisco unidos, podemos ser arautos de Paz e Bem para todo o Universo.

Frei José de Jesus Cardoso, OFM

2 comentários:

Anónimo disse...

Frei Cardoso, Paz e Bem!
Parabéns pelas simples palavras com que nos dá a conhecer um pouco de Clara de Assis. Exemplo de Vida como o de Clara, é urgente divulgar, para que possa acender no coração das jovens dos nossos dias, uma opção de vida mais radical.
Rezemos pela Juventude para que caminhe rumo a um Ideal de Vida, ancorado nos valores do Evangelho.
Continue Frei Cardoso a dar vida a este "Pensamentos".
Aqui voltarei.
Seja por Caridade

Anónimo disse...

Frei Cardoso!
Só hoje, 4 de Abril, consigo tirar algun minutinhos para visitar o seu blog. Obrigada pelo texto sobre Santa Clara! Gostei! Trato-a, já há algum tempo, carinosamente por “minha amiga Clara” porque, de facto, tem sido muito minha amiga e conselheira no meu caminho de consagração. Que ela, com a sua proposta de vida e de seguimento de Cristo, nas pegadas de Francisco, seja uma clara luz a orientar as mulheres (e os homens) de hoje como o foi no seu tempo histórico.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você