A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

domingo, 16 de março de 2008

DOMINGO DE RAMOS

DOMINGO DE Ramos, RITO QUE VEM DESDE A IDADE MEDIA
Enquanto o Natal é uma festa fixa, a Páscoa é uma festa móvel, tendo a sua data sido determinada pelo Concílio de Nicéia (325) para o domingo que se segue à lua cheia do equinócio da Primavera. Uma semana antes celebra-se o Domingo de Ramos, a celebração que dá início à Páscoa. Por todo o país multiplicam-se as cerimónias litúrgicas que marcam o início da Semana Santa e comemoram a entrada de Jesus em Jerusalém onde foi acolhido pela população que entoava cânticos e acenava com ramos de palmeiras e oliveiras, segundo relatos da Bíblia e de outros textos. Ponto alto das celebrações é a bênção dos ramos seguida das chamadas procissões dos ramos, que por vez têm designações específicas em algumas regiões. Tradicionalmente, os "ramos" podem ser simples, de palmas ou de oliveira, ou formados também por outras espécies como loureiro, alecrim.
Nas procissões desfilam os ramos que previamente foram benzidos na igreja e que depois são levados para casa para protegerem ,de certos males e darem sorte outros por exemplo; são destinados aos padrinhos que em troca oferecem o folar ou dão "as amêndoas" (termo que no plural pode significar, neste contexto, "qualquer oferta que se faz pela Páscoa").Esta procissão surgiu depois que um grupo de cristãos da Etéria fez uma peregrinação a Jerusalém e, ao retornar, procedeu na sua região da mesma forma que havia feito nos lugares santos. O costume passou a ser utilizado por outras igrejas e, ao final da Idade Média, ficou incorporado aos ritos da Semana Santa.
Fr. Cardoso

2 comentários:

Albertino disse...

Meu irmão.

É interessante como as tradiões do nosso povo eram tão marcadamente bíblicas. Os Ramos, grandes, em louro, enfeitados que eu também levei tantas vezes.
Hoje vemos a simplificação destes sinais e em tantos casos o aniquilamento dos mesmos como é o caso da Cruz em escolas, hospitais...
Que este caminho que fazemos com Jesus até Jerusalém seja para nós o caminho até ao mais íntimo de nos mesmos para aí, sim aí, nos encontrarmos com a nossa fé no Cristo Vivo e Ressuscitado.
Boa Semana Santa

Anónimo disse...

Frei Cardoso, Paz e Bem!
Como só recentemente, cheguei a este mundo das novas tecnologias, gosto de ir às origens destes espaços de encontro com Deus,para vêr o que andava eu a perder...e foi assim que descobri que "PENSAMENTOS" nasceu no dia de S. José. Parabéns por este primeiro aniversário e continue. Não desista, virei aqui mais vezes. Na semana passada ao tentar deixar comentário, não foi possível o que me deixou pena.
Uma vez mais parabéns e que S.josé o acompanhe.
Seja por Caridade

 
© 2007 Template feito por Templates para Você