A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

NATAL PERTENÇA DE TODOS

Respeitar o Natal é viver o sentido novo da humanidade, a mútua relação diária de solidariedade fraterna e saborear a alegria do amor. Desvirtuar o Natal é escraviza-lo da sua realidade e razão de ser. Devemos evitar as diferenças para com os outros. A alegria e a paz vão-se tornando impossíveis por serem sufocadas pelo egoísmo e pelo consumismo desenfreado. Alguns chavões de amor solidário, neste tempo de Natal, são a expressão passageira de uma mensagem que deveria ser uma realidade para todos os dias.
Há por aí muita gente que diz que Natal é todos os dias contudo, muitas vezes a sua disponibilidade para com os outros é nula. Poderemos nós dizer que é isso o espírito de Natal? Creio que não, na medida em que são frutos do entusiasmo de última hora. Viver permanentemente a disponibilidade e generosidade é mais difícil se for exigência de cada dia.
Depois que Deus se fez Homem, em Jesus Cristo, o homem estará sempre incompleto. O Natal é sempre referência universal ao gesto misterioso de um Pai que, por amor, nos deu o seu próprio Filho e, por Ele, nos integrou numa nova família que não tem fronteiras, a Família de Nazaré.
A riqueza do cristão na sua vida diária é a de realizar a sua vida na fé, em Jesus Cristo vivo, o “Deus connosco”, por causa de nós e para bem de todos. A fé é dom de Deus para colocarmos solidariamente ao serviço dos outros.
O Natal de Cristo, é a lição máxima da Encarnação do sobrenatural na vida do dia-a-dia, em todas as dimensões. O Natal é a força de aceitar o desconforto de uma gruta, uma história que se repete cada dia em tantas famílias, é desfrutar o Amor de Deus feito Carne, feito vida humana em Jesus.
Que todos os cristãos cantem ao Deus Menino que por nós veio ao mundo, para nos tirar da embriaguês do pecado.
Celebrar o Natal de Cristo é celebrar o nosso nascimento para Vida como este Dom do amor de Deus e que em todo o tempo é dom para a humanidade.

Fr. José de Jesus Cardoso, OFM.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você