A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

terça-feira, 12 de junho de 2007

SANTO ANTÓNIO



A profundidade dos textos doutrinais de Santo António fez com que em 1946 o Papa Pio XII o declarasse doutor da Igreja. No entanto o conhecido como santo António de Lisboa franciscano tem sido, ao longo dos séculos, o grande santo da devoção popular.
Fernando de Bolhões, como foi baptizado, nasceu em Lisboa em 15 de Agosto1195, de uma família bastante rica de bens materiais e bens espirituais. Aos quinze anos entrou para o convento dos Agostinianos de Xabregas em Lisboa e mais tarde transitou para o Convento de Santa Cruz de Coimbra, onde foi ordenado.
Em 1220, quando da passagem dos restos mortais, dos Mártires franciscanos pelos soldados do Sultão de Marrocos, ficou muito comovido e logo dentre de si, a grande vontade de também ele, ir missionar para terras de Africa. Pediu a seu superiores para se fazer franciscano e trocar de nome, de Fernando para António.
Sendo assim, entrou na Ordem dos Frades Menores, e quis ir cumprir o grande desejo de ir para as Missões. Por lá esteve um ano, até que a saúde o impediu de continuar. Teve de voltar à sua terra, mas os desígnios de Deus o não permitira. Na viagem um forte temporal atirou a embarcação para as costas da Cecília em Itália, e o pobre frade por ali ficou num pobre convento a cuidar da saúde para continuar uma nova etapa da sua vida, que não foi fácil.
No convento onde se instalou, surpreendeu todos os irmãos com os seus dotes oratórios e teológicos que chegou ao conhecimento de S. Francisco de Assis, que o quis ver e pedir-lhe para ser professor de Teologia na Universidade de Bolonha. A sua fama de bom professor foi-se espalhando e foi convidado a dar aulas na Universidade de Monplellier, Toulouse e Paris em França.
Ficou célebre pelo Sermões que preferiu em Forli e Paris. Por onde passava encontrava eco de fama de santidade.
De saúde nunca foi muito famoso depois que foi ao Norte de África..Por fim recolheu ao Convento de Arcella, perto de Pádua , onde passou o resto da vida a escrever Sermões, alguns dos quais foram reunidos e publicados entre 1895 e 1913.
Dentro da Ordem dos Frades Menores, liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na Regra pelo Geral Fr. Ílias.
Santo António, veio a morrer quando se dirigia para Pádua, depois de um Sermão em 13 de Junho de1231.
Foi canonizado a 13 de Maio de 1232, apenas11meses depois da sua morte, pelo Papa Gregório IX.
Sua veneração foi difundida por todo o mundo a começar pela Europa, principalmente em Portugal, onde é natural
Titulado como Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado para os objectos perdidos.
Foi sepultado em Pádua, onde construíram os irmãos Conventuais uma Basílica a ele dedicada, mas Santo António é Português e Lisboeta.

1 comentários:

Anónimo disse...

Exulta Lusitania Felix

 
© 2007 Template feito por Templates para Você