A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

quarta-feira, 27 de junho de 2007

VIVAMOS S. FRANCISCO NÓS OS FRANCISCANOS

Resistamos à dissipação, à provocação da moda, à indiferença a tudo que pode prejudicar a alma. Voltemo-nos para S. francisco com a alma cheia de fé e de confiança, crendo ser fiéis à Ordem e à nossa Regra e sermos peregrinos e não outra coisa.
O Apostolo S. Paulo, na carta aos Efésios, afirma concretamente em que consiste o essencial do Evangelho de Jesus Cristo: O amor a Deus e ao próximo, perdão e reconciliação e paz. Um religioso, nada disto consegue com a acomodação à facilidade, ou a um simples deixar correr. Se assim fosse os grandes santos da Ordem , não teriam trocado a vida facil pelos sacrificios e reparação e desagravo por muitas ofensas à Regra e a Deus. Os sacrificios e intrega total, são garante à promessa da vida eterna em Deus.
Os comportamentos e a sede da modernidade despida de valores espirituais e de virtude não conseguém evitar a rutura e o desalento, que hoje se vê na Igreja e na vida religiosa.
O dinheiro e e o prazer estão a comandar a vida e pretendem ainda condicionar o sagrado. Razão tinha o profeta Germias, afirmando com a mesma convicção “ O Senhor é a nossa justiça”, isto é , a garantia da esperança que nos atrai até ao futuro. “ Vinde benditos de Meu Pai “. À luz do Evangelho, são os humildes de coração, e os que sofrem , são os que Jesus não abandona. Ora, talvez não nos demos conta, de que o laicismo do nosso tempo age como moda de então : Vai procurando desacreditar a virtude; vai confundindo os valores para que tudo pareça igual , e nós os religiosos deixarmo-nos levar por estas ondas. Temos que cultivar o bom humor, a alegria, o optimismo, olhando o mundo que se tranforma com sentido positivo. Ninguém deve ser indiferente às necesssidades dos outros irmãos. Devemos partilhar os nossos valores uns com os outros. Hoje em dia ninguém partilha nada, a não ser o que é negativo. Deviamos fazer guerra ao pecado e salvar o pecador. Como irmãos, e por alguma razão somos franciscanos, para que o mundo nos veja com outros olhos.
Fr. José Jesus Cardoso, OFM.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você