A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

ENFERMARIA PROVINVIAL DA LUZ

"O CUIDADO DOS IRMÃOS"

A Enfermaria Provincial, esta depende directamente do Governo da Província, tanto no que respeita à sua manutenção, como no que respeita ao seu funcionamento. A assistência é confiada ao irmão enfermeiro, designado pelo Ministro Províncial. Todos os irmãos doentes, integram-se na vida da fraternidade da Luz.
A Enfermaria destina-se a acolher dois grupos de irmãos, cujo estado de saúde aconselha a residência permanente na mesma e aqueles que por motivos ocasionais necessitam de cuidados especiais. Presta serviços médicos e de enfermagem, aos irmãos Missionários e a qualquer fraternidade que a ela recorra e necessite dos sus cuidados.
Na enfermaria os irmãos são tratados da forma mais condigna possível sentindo-se suficientemente felizes. A qualidade dos serviços é hoje reconhecida por todos os irmãos que aqui foram assitidos e atodos osoutros.
Foi em 03 de Julho de 2006, que os irmãos foram transferidos para estas novas instalações da enfermaria, no segundo andar do Seminário da Luz. Tem melhores condições , óptimos serviços e melhor conforto . Foi um melhoramento muito importante que marca uma época e os vinte e sete anos da existência da Enfermaria Províncial da Luz. Esta Enfermaria, tem 17 quartos, 16 dos quais para doentes, uma espaçosa sala que tem duas valências; refeitório e convívio. Todos os quartos têm TV e Ar condicionado e casa de banho privativa, adaptadas às diversas situações para doentes.
Aqui se acolhem irmãos com bastantes idades neste cantinho tão doce e santo. “A vida é bela quando se sabe viver”. É extraordinário termos assim bons irmãos. Vemo-los andar de um lado para o outro todos os dias de terço na mão. Quase todos comem pela sua própria mão e fazem a sua higiene. A maior dificuldade e tristeza de alguns é não ouvirem muito bem. É sem dúvida um tempo de renovação para as suas almas e faz bem ao espirito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza a capacidade de desabrochar e a cada nova estação e a nós a capacidade de recomeçar cada ano.
Sorrir sempre por todos os motivos, mas também devemos chorar outros, porque amar o próximo é dar mais que rezar.
Diáriamente procura-se proporcionar a todos os irmãos, uma alimentação adequada, tendo em atenção os mais variados problemas de saúde que os afecta, conforme recomendação médica.
A MORTE. Falam dela sem medo, esperam-na com naturalidade, pois acham que já é tempo. O que mais desejamda vida é conseguir a salvação eterna como dádiva do Senhor a quem serviram.
Durante o Ano de 2008, a enfermaria teve como residentes definitivos, 11 Irmãos . Faleceram neste periodo de tempo dois deles : Ir. Agostinho Moreira Júnior e P. Fernando Rodrigues Chaves.
No entanto seja qual for a situação dos irmãos, proporcionar a qualidade de vida é o objectivo desta enfermaria e de quantos aqui trabalham.
Não há qulquer restrição a nível de visitas ou saidas. Os irmãos são autónomos para sairem se as suas forças o permitirem ou acompanhados por outros irmãos. Sem duvida este espaço marca a diferença.
A Enfemaria preocupa-se, acima de tudo, com a satisfação das necessidades dos irmãos para que tenham um final de vida feliz.

Frei JOSE DE JESUS CARDOSO, OFM.



0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você