A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

FESTA DAS CINCO CHAGAS DO SENHOR


A Festa das Chagas do Senhor é uma festa muito antiga e celebrada em Portugal a 7 de Fevereiro. Uma devoção muito viva na Igreja Portuguesa desde o começo da nacionalidade. As Chagas são as feridas que o Senhor recebeu na Cruz e as manifestou aos Apóstolos depois da Ressurreição, principalmente ao Apostolo Tomé, por este não acreditar.
Na história da Igreja alguns santos receberam as Chagas do Senhor como sinal de graça e prémio das suas virtudes: S. Francisco de Assis, Padre Pio, um santo dos nossos dias e outros.
As Divinas Chagas do Crucificado são para nós cristãos motivo de meditação e valorização do sofrimento do Senhor na Cruz por nós e para que Ele se compadeça das nossas fraquezas .
Onde poderá a nossa fragilidade encontrar mais segurança a não ser na Bondade das Chagas do Senhor. A lança que n’Ele penetrou, veio a ser para nós a chave que nos abre os mistérios dos Seus desígnios.
Só em Jesus se encontra toda a piedade. A cada um deu o que tinha: sinais de amor, consolação e firmeza.
As Chagas do Senhor são a nossa redenção que veio das Divinas Mãos e Pés e do Peito rasgado, para nossa fé e nos transformar em cristãos a sério.


FrJoséCardoso, OFM

1 comentários:

Anónimo disse...

Frei Cardoso, parabéns pelo novo visual de "Pensamentos". Estes tons de azul, o Mar, o Amigo de livro na mão, como quem tem algum "Pensamento" acabado de encontrar e connosco quer partilhar...Gostei muito do texto sobre S.Paulo e na semelhança de passagens da sua vida com a vida de S.Francisco. Ainda as leituras da Liturgia de hoje faziam referência a paixão de S.Paulo pela Evangelização e que tão interpelante é para nós.
Só recentemente soube que a celebração das Chagas do Senhor é feita sómente em Portugal, (penso eu, mas posso estar errada).
Bem Haja por continuar a enriquecer este espaço, no qual podemos encontrar bons temas para reflexão. S. Francisco fica Feliz, pelo uso das novas tecnologias, desta nova linguagem, no anúncio da Boa Nova, feito pelos seus Irmãos.
Seja por Caridade

 
© 2007 Template feito por Templates para Você