A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MEDIANEIRO DA PAZ



SÃO FRANCISCO DE ASSIS MEDIANEIRO DA PAZ
Quem conhece Francisco de Assis poderá com muita certeza afirmar que ele foi um ser humano extraordinário, um místico e um autentico seguidor de Cristo. Uma criatura de fé e prática evangélica.
Francisco de Assis foi um modelo de ser humano cuidadoso e apaixonado pela criação, pela ecologia em geral, como nos mostra a sua biografia. Desta forma ele fez da sua vida uma maravilha. Uma contribuição da sua vida totalmente voltada para Deus e para o homem, numa enorme tolerância social e até mesmo religiosa. Em Francisco a paz parece ser uma bandeira que precede a sua imagem de homem pacífico e de coração pacificador.
Nos seus escritos e biografias encontram-se variados episódios em que aparece como reconciliador e harmonizador das criaturas. A sua relação com o lobo de Gubbío, a águia, o fogo, as flores, o vento, as cotovias, o cordeiro e tantos outros animais, fazem dele um irmão universal sempre em diálogo constante com a natureza.
No Cântico do Irmão Sol, composto por ele, todos esses elementos são de louvor ao Criador. Francisco domesticou o próprio coração. O lobo, significa para Francisco a ferocidade descontrolada do coração do homem, r machucar e destruir. superior e dominante com o reino animal. No mesmo sentido, Francisco resolve uma querela entre o pai e o Bispo de Assis num diálogo de reconciliação contribuindo para a paz de toda a cidade. Os gestos e as atitudes de Francisco são gestos de paz.
Muitos movimentos semelhantes surgiram antes e depois de Francisco para atacar a Igreja contudo, Francisco, permanece sempre pronto a dialogar com a Igreja, para lhe ser fiel Podia ter sido um incómodo para a Igreja, mas quis fazê-lo com a sua radical pobreza, pela obediência e pela convivência pacífica, esta era a politica do homem sereno de Assis, mesmo quando foi junto os Sarracenos (Muçulmanos) par falar com o Sultão, esse não só o recebeu como conversou com Francisco e o admirou pela sua simpatia de homem humilde que tinha diante de si.
Francisco sempre serviu, e ainda hoje, é exemplo de paz, até mesmo entre os seus irmãos, como nos diz a legenda dos três companheiros. “Os irmãos devem viver no meio do povo de tal modo que, ao ouvi-los ou vê-los, seja levado a glorificar o Pai dos céus a louva-lo devotamente”.

Fr. José de Jesus Cardoso

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você