A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

quinta-feira, 19 de abril de 2007

VIDA FRATERNA FRANCISCANA



VIDA FRATERNA FRANCISCANA


A Ordem Franciscana em Portugal, a que nós chamamos Província, é formada por 17 Fraternidades, a que chamamos Conventos, onde residem os seus religiosos, umas grandes e outras pequenas, onde o número de frades pode variar por fraternidade.
Cada fraternidade local vive a oração em comum, comem na mesma mesa e partilha as responsabilidades necessárias para a vida comum, como também os serviços que presta à população vizinha. A ajuda fraterna, a comunhão de bens e a partilha com as pessoas próximas são aspectos essenciais da vida fraterna.
A coordenação da vida fraterna é confiada ao “Guardião”, assistido por outros, mas todos os frades tomam parte na organização e empenhamento no crescimento da vida comunitária por meio de reuniões regulares, chamadas de capítulos locais.
A mais alta vocação do homem é “entrar em comunhão com Deus e com os outros homens, seus irmãos”. Todos sabemos que a nossa identidade tem a ver, em primeiro lugar, por termos sido chamados por Deus com o qual devemos alimentar uma relação pessoal quotidiana.
Com alegria devemos viver a menoridade, que herdamos de São Francisco de Assis, o desejo de Deus; a paixão em procura-lo, conhecê-lo, amá-lo e servi-lo. A nossa vida só tem sentido neste ambiente, de relação com Deus Trinitário, fonte e imagem de vida fraterna. Esta relação com Deus abrange toda a nossa vida pessoal e fraterna e traduz-se sobretudo numa atitude de obediência a Deus, com fé esperança e caridade.
Na nossa Ordem alguns frades, tornam-se sacerdotes depois de terem feito o caminho de formação requerido pela Igreja, para que se preparem para o ministério. Os outros assumem integralmente a sua vocação de Frades Menores, mesmo permanecendo leigos. É a Profissão da Regra de São Francisco e dos Votos de Pobreza, ” castidade e obediência que nos unem em fraternidade. O sacerdócio não queria diferenças entre nós. Segundo os termos da nossa legislação, todos os frades que emitiram a profissão Perpétua têm portanto iguais direitos na Ordem e podem ser eleitos para todos os cargos necessários para o bem comum da fraternidade.
Ser irmão, é a expressão fundamental da pertença Ordem Franciscana. Entretanto, somos uma família muito diversificada, ao mesmo tempo unida e separada por tantas culturas. Mas todos partilhamos o carisma Franciscano, como historia Comum e Intima. Estamos unidos a situações e necessidades que a nossa Ordem requer e pede. Na oração e na partilha quotidiana das nossas fraternidades locais, existe sempre um espaço aberto para os irmãos que nos procuram de outras paragens do Mundo. E onde quer que os irmãos se encontrem, mostrem – se familiares uns aos outros. (2 R 6,7). Temos uma identidade de valores que continua a interpelar – a Menoridade e o Evangelho.


Frei José de Jesus Cardoso, OFM.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você