A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

domingo, 1 de julho de 2007

AUTORIDADE FRATERNA



Tarefa do ministério fraterno de autoridade
21. Lembrados das Admoestações de Francisco (cf. Adm 3 e 4), da Carta a um Ministro e da Carta a Frei Leão, alimentemos a consciência de que o exercício dos ministérios fraternos é uma constante provocação ao crescimento dos indivíduos e da fraternidade numa liberdade comprometida no seguimento de Cristo. A tarefa do ministério fraterno favorecer o crescimento da responsabilidade pessoal na vida fraterna, promove e sustenta a unidade e a comunhão entre os irmãos, reconhece os dons presentes entre nós estimulando o amor recíproco e inclusive no que diz respeito a todos os que se encontram a encorajar os irmãos no seu caminho de conformação com Cristo humilde e pobre.Nesse sentido, os ministros favoreçam de todos os modos o discernimento comum da vontade de Deus, a co-responsabilidade, o diálogo fraterno, a programação partilhada, a subsidiariedade e a solidariedade. O instrumento fundamental e irrenunciável para isso deve ser o capítulo local. E promovam, ainda, a escuta dos irmãos, a caminhada do caminho de cada um recordando as palavras com as quais Francisco descrevia os ministérios fraternos: visitar, exortar, admoestar e corrigir (cf. 2Rg 10,1).Os que são colocados nos cargos de autoridade sejam em tudo e por tudo ministros e servos dos irmãos, sem dominar nas relações fraternas, evitando toda parcialidade. No espírito do serviço recíproco, não se apropriem dos cargos e manifestem activamente aquele sadio desapego da própria função que torna possível o serviço desinteressado, recordando quanto foi afirmado por Francisco.(cf.Adm4).Faz parte do espírito
de menoridade, portanto, que os ministros aceitem a vulnerabilidade nas relações.
JJC.OFM.

1 comentários:

Albertino disse...

Meu irmão, paz e bem!

A palavra "Ministro" significa SERVO...
E disso, com o sentir da Sagrada Escritura, Francisco tinha consciência e como o refere nesta sua partilha, a autoridade nunca deve ser entendida na vida fraterna/franciscana como ser mais ou mandar no outro a seu belo prazer.
O ministro ds irmãos deve ser aquele que serve em primeiro lugar, o guardião da fraternidade que outra missão não tem senão a de promover a alegria fraterna e a redalização humana e religiosa de cada um.
Este é o mandamento de Cristo e a maior exorração de Francisco, tudo fazer servindo mas servindo com amor fraterno onde todos são iguais e irmãos caminhando no mesmos entido e objectivo de vida.
Se todos os nossos ministros e irmão tivessem esta consciência não duvido que as vocações seriam mais e que a alegria de ser e estar com os irmaõs se reflectiria fora das nossas portas...
Que o Senhor nos abençoe e nos guarde...

 
© 2007 Template feito por Templates para Você