A todos os que visitais este espaço, votos sinceros de paz e bem!

terça-feira, 27 de março de 2007

MAIS SOLIDARIEDADE COM OS IDOSOS

Os Idosos muitas vezes são considerados como figuras gastas, solitários e um encargo. Eles têm o direito de exigir o seu lugar no seio da FAMÍLIA e em certos casos vêm-se obrigados a mendigar o que sobra aos outros .
Em algumas famílias, os Idosos, são considerados como o livro da sabedoria, portanto respeitados.
O Idoso ao ser rejeitado, acelera o processo de envelhecimento. Por outro lado, as alterações do comportamento do Idoso, devem ser interpretadas como reacção à vivência da desvalia da auto- imagem directamente dependente da diminuição das suas capacidades funcionais que o levam à inferioridade. O Idoso, tornando-se pouco a pouco mais frágil, tanto sob ponto de vista físico, como psíquico, torna-se cada vez mais dependente de um meio que se torne cada vez menos tolerante.
A reforma é mal vista, na medida que é sentida como morte social. Os amigos começam a desaparecer, a começar pela família, o medo da solidão a impossibilidade de se deslocarem, etc. O envelhecimento é tudo isto e mais as alterações físicas e fisiológicas. Resultantes do próprio envelhecimento, qualquer plano terapêutico são recurso e ajuda.
Envelhecer com dignidade é um dom e um estado em que nos temos de preparar.
Na verdade a pessoa não é só biologia ou composto psicossomático. É um projecto de vida que inclui corpo e espírito, tempo e eternidade. Cada pessoa é o seu corpo e a sua alma.
A própria História é muitas vezes composta de alegrias e sofrimento. É necessário sensibilizar os mais jovens de forma a estarem conscientes da própria concepção de velho, que amanhã se tem de usar fralda, cadeira de rodas, algália e uma cama como cruz, onde o sofrimento redime e nos põe mais perto da Cruz de Cristo. Na nossa vida, já começamos a primeira estação, as outras vêm depressa e a eternidade é uma vida inteira
Não tenhamos pressa, mas preparemo-nos para ela, que ela vem para todos.
Fr. José Jesus Cardoso, ofm.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você